Pesquisar

Blogdopa | A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) divulgou, nesta sexta-feira (29), o edital do processo seletivo para cursos técnicos gratuitos nas áreas de saúde

IMG_6178

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) divulgou nesta sexta-feira (29) o edital para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos nas áreas de saúde. São oferecidas 280

As vagas são oferecidas pelo Programa de Ensino Técnico Associado às Residências em Saúde (Protec), que integra a formação técnica dos residentes. Além disso, o programa proporciona a inserção dos estudantes nos ambientes de ensino da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com aulas nos períodos matutino e noturno.

vagas distribuídas entre quatro modalidades:
  • Técnico em Análises Clínicas
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Saúde Bucal
  • Técnico em Radiologia (novidade)  

Os cursos são presenciais, com carga horária entre 1.200 e 1.600 horas, e exigem frequência mínima de 75% das aulas. As aulas serão oferecidas nos períodos matutino e noturno, com atividades práticas realizadas nos territórios onde os alunos residem, visando facilitar o acesso e reduzir a evasão escolar .

As inscrições estarão abertas de 3 a 10 de setembro de 2025, com taxa de R$ 49,00. O processo seletivo será organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e inclui uma prova objetiva com 20 questões.

O edital também prevê cotas de 20% para pessoas com deficiência, 20% para pessoas negras (pretos e pardos) e 10% para pessoas hipossuficientes .

O processo seletivo é destinado a candidatos com idade mínima de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. O edital prevê reserva de vagas, distribuídas da seguinte forma:

Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva composta por 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. A pontuação mínima exigida é de 50 pontos. Será eliminado automaticamente o participante que obtiver nota zero em qualquer uma das disciplinas.

Os cursos serão presenciais e gratuitos, com frequência obrigatória de, no mínimo, 75% das aulas, e carga horária total variando entre 1.200 e 1.600 horas.

Outras informações do processo seletivo:

  • Divulgação dos locais de prova: 22 de setembro (no site do Iades);
  • Aplicação da prova e divulgação do gabarito preliminar: 28 de setembro;
  • Resultado final e homologação do processo seletivo: 28 de outubro;
  • Período de matrículas para os candidatos aprovados: 30 de outubro a 5 de novembro.

Para mais informações e acesso ao edital completo, visite o site oficial da ESP-DF:  

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pesquisar