Blogdopa | Até quando iremos conviver com esta crueldade? Feminicídios no DF aumentam 70% em apenas 1 ano

0
45

Tentativas de assassinatos contra mulheres também apresentaram incremento. No DF, há vários canais para denunciar violência doméstica.

Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP- DF) mostra que, em apenas um ano, o número de feminicídios registrados no DF aumentou quase 70%. Se em 2020 foram 13 pessoas mortas pelo simples fato de serem mulheres, em 2021 este crime de crime passou para 22.

O estudo aponta, ainda, ter havido incremento de 20,4% nas tentativas de feminicídios, saltando de 54 para 65 casos no período analisado.

Segundo Leonardo Sant’Anna, consultor especialista em segurança pública, a elevação de ocorrências desta natureza de 2020 para 2021 deve-se ao fato de que, com a pandemia e o acréscimo no número de desempregados, o agressor – que de forma majoritária apresenta-se como marido ou namorado da vítima – passa mais tempo em casa, surgindo, assim, mais oportunidades para que o crime seja consumado.

“A proximidade da mulher com esse homem dentro de casa é um estopim natural para a violência” explica. “A vítima que se relaciona com este indivíduo, que faz parte do ambiente familiar, está mais propensa a sofrer com a violência, pois com o isolamento, ela não tem mais para onde ir”, conclui Sant’Anna.

Blogdopa e os previlegios da SSPDF.